3 de jun. de 2011

Psicologia da Criança

PSICOLOGIA DA CRIANÇA

1 ano:
Comportamento emocional: Fica encabulado na presença de estranhos.
Comportamento pessoal e social: Cooperam com a pessoa  amada. Sentem-se desprotegida longe da mãe.
Brinquedos: Tambor, blocos de montar com várias cores e desenhos. Devem ser grandes e leves. Livros de pano.
Vocabulário: Articula pelo menos 4 palavras e emite sons para se divertir.

• 2 anos:

Comportamento emocional, Pessoal e  Social: É sincera em sua demonstração de afeto. O ciúme é o traço dominante. É egoísta, não gosta de emprestar seus brinquedos. Devemos ensina-los a dividir.
Evolução na coordenação motora: seus movimentos são mais firmes, tira papel de bala, sobe e desce escada sem cair. Devemos aproveitar para ensina-los a pintar, rabiscar, desenhar . . .Aprende tocando, segurando, apertando e mordendo.
Vocabulário: 200 palavras. Compreende 800.

Como ensinar uma criança de 1 e 2 anos?
A criança nessa idade tem uma atenção muito limitada. Mudar de atividade de 3 em 3 minutos no máximo 5 minutos.
Na hora dos trabalhos manuais, brincadeira e lanche deixar um gravador tocando com os cânticos ensinados e os versículos, pois são de grande importância para eles.

HISTÓRIA: A história deve ser contada logo no início, depois de uma atividade. Cada história deve ser repetida durante  1 mês, variando a maneira de ensinar e os visuais, por exemplo:

RECURSOS VISUAIS: Bonecos de dedo, livros de papel, fantoche de tecido, boneco de vareta, cineminha, boneco de rolo de papel higiênico.

_________________________________________________


Os versículos devem ser ensinados no máximo 4 ao ano.
&VERSÍCULOS: 
1) “Deus é amor” 1 Jo 4:8
2) “Louvai ao Senhor” Salmo 147:1
3) “O Senhor é o meu pastor” Salmo 23:1
4) “Servi ao Senhor com alegria” Sl100:2

Cantar corinhos, segurando um objeto de acordo com a música.
JCÂNTICOS:   Cantar bem, fazer gestos, olhando firmemente para as crianças.

1- Alô,
( alô ( dar um telefone para cada criança)
2- Meu barco é pequeno ( barquinho de papel)
YI3- Três palavrinhas só (Almofadinha de coração) 

4- Jesus ama a cada um ( fantoche de dedo)      

ORAÇÃO: Ensine a fechar os olhos, mas não exija, eles aprenderão ao ver você fechando. Ore agradecendo a Deus pelo dia, noite, água, cama, comida, papai, mamãe, etc. Orar em nome de Jesus.

TRABALHO MANUAL:  Dê trabalhos que sejam fáceis, rasgar papel para fazer chuva, pintar desenhos com giz de cera, massinha para modelar, etc.


• 3 e 4 anos:
CORPO
a) tem muita energia: Dar atividades que a criança possa mover-se, despender energia.
b) Equilíbrio e desenvolvimento motor: Está desenvolvendo seu equilíbrio. Aos 3 anos  criança já pode andar de velocípede, jogar bola, correr, virar, saltar. Já consegue desabotoar sua roupa, mas não consegue abotoar. Aos 4 anos ela sobe, salta num só pé, aprende a vestir-se, amarrar os sapatos. . .
MENTE
a) Atenção: de 5 a 8 minutos. Só consegue concentrar-se numa coisa de cada vez.
b) Memória: Ela está pronta para aprender tudo. Gosta de ouvir sempre as mesmas histórias, 10 vezes ou mais, se mudamos algum ponto eles percebem.


c) Linguagem: Vocabulário de + ou – 1500 palavras. A criança é chamada de tagarela. Mantém longas conversas. Costuma falar alto demais.

ESPÍRITO
a) Oração: Simples e objetivas, curtas. Pode orar antes das refeições, antes de dormir, na hora do banho, ao levantar, etc. (Em nome de Jesus)
b) Histórias pequenas na hora do banho e antes de dormir. Selecionar uns 8 versículos com referências para ensinar nesses momentos.
c) São muito importantes, pois as crianças gostam de cantar. Ensine corinhos simples pequenos que elas entendam.

• 5 e 6 anos:
CORPO: Tem muita energia: São  ativas. O escrever e desenhar requer um esforço das mãos e dos olhos. Devemos explorar os sentidos e o aparelho motor. Aos 5 e 6 anos ela consegue pular corda, patinar, andar de bicicleta, subir em árvores . . .

MENTE: A criança fala o que sente e pensa. Sua capacidade de atenção está aumentando de 10 a 20 minutos.

VOCABULÁRIO: 2000 palavras ou mais. Aos 6 anos sua linguagem está completa.

COMPORTAMENTO: Gosta de brincar em grupos, mas tem ciúmes dos amigos. É mais fácil conseguir dela um bom comportamento através do elogio do que da censura. Tem o ritmo bem desenvolvido, gosta de música ritmada. Uma característica de sua idade é rir de qualquer coisa.

ESPÍRITO
a) Tem interesse pelas coisas de Deus. Já conhece o certo e o errado. Geralmente nessa idade a maioria das crianças aceitam a Jesus e tem facilidade de entender o plano de salvação.
b) ORAÇÃO: Simples e objetivas, com palavras compreensíveis.
c) Bíblia: Gosta de histórias. A criança tem facilidade de decorar.
________________________________________________


• 7 e 9 anos:


CORPO:
a)  Irrequieto – sua característica mais marcante “ele gosta de se mexer”
b) É ativa, não sabe ficar quieta. Gosta de desafios, gosta de guardar segredos. Prefere fazer do que prestar atenção. Gosta de atividades em grupos, mas meninos não ficam com meninas e vice-versa. São cooperadores e comunicativos.
c) É impaciente. A criança nessa fase desanima-se facilmente. Por isso o professor deve criar um ambiente controlado.
Deseja sempre a aprovação dos outros, por isso elogie sempre suas ações de empenho, pois para ela sua aprovação é muito importante.


MENTE:
Atenção de 15 a 20 minutos, mas alguns são menos. As histórias não devem ser muito longas.
Gosta de realidade e já faz distinção da fantasia. Tem boa memória, são ótimas para decorar versículos. Gosta muito de super-heróis – apresente a ela Jesus.

ESPÍRITO:
Já sabe distinguir o certo e o errado, ótima maneira para expormos o plano da salvação. Como já sabem ler e gostam de leitura, devemos incentiva-las a lerem a Bíblia e bons livros para sua idade.


Nenhum comentário: