ENSINANDO AO MATERNAL
Primeira Igreja Batista
Ministério Infantil Amigos de
Deus
Classe: Cordeirinhos de Jesus
2016
Temos
vivenciado nos dias de hoje, uma visível contaminação de nossas crianças pelos
valores do mundo, que tão facilmente tem acesso aos lares através dos meios de
comunicação, com uma linguagem deturpada de valores e corrompida, trazendo
desajustes na formação do caráter dessa geração. Também podemos salientar que,
as crianças são suscetíveis a influências de comportamentos não cristãos na
vizinhança, nas escolas e, até mesmo, em algumas convivências familiares.
As crianças pequenas (3-5
anos de idade) precisam tomar conhecimento do amor de Deus, o qual foi
demonstrado de forma plena por meio de Jesus.
Somos
responsáveis por assumirmos um compromisso de orar e ensinar os princípios
bíblicos aos nossos pequeninos, por isso acreditamos que esses encontros serão
um bom começo no processo em busca de amadurecimento e crescimento em Cristo na
vida de cada criança.
Como
trabalhar com o maternal:
-Não
diga às crianças que Deus briga:
*Não diga a ela que “Deus briga”, pois elas
ficarão com medo, elas fazem comparação de Deus com os pais delas, se seus pais
forem “duros” com eles, consequentemente acharão que Deus também será “duro” e
eles poderão sentir medo de Deus.
Em vez de dizer que Deus briga, diga a elas
que:
*Deus
gosta de criança obediente.
*Deus
gosta de criança que trata bem seus colegas... etc.
-Atividades rápidas.
*Eles
executam com muita rapidez suas atividades, eles pensam muito rápido. Se
demorar muito em uma atividade, acaba se tornando muito cansativo eles
logo, logo enjoarão e sentirão vontade de fazer outra coisa, se não tiver planejado
outras atividades, com certeza eles começaram a bagunçar, morder o colega, etc.
- As
crianças precisam perceber que em sua aula existe momento para executar as atividades:
*
Chegada - vão chegando e se acomodando.
*Momento de
oração. (Poucas palavras, e fáceis)
*Momento da
história. (Bem resumida)
*Momento do
versículo. ( O versículo deve ser pequeno)
*Momento da
música. (Deve ser pequena)
*Momento da
oferta.
*Momento da
atividade escrita (pontilhar traçados).
*Momento da
atividade de pintura.
*Momento de
atividade de artes. (Colagem, massa de modelar, etc.)
*Momento de
cantar e tocar instrumentos musicais. (Organize este momento, faça um círculo e
sente diante deles, você precisa ver como eles se comportam)
*Momento de
brincar com os brinquedos da salinha.
*Momento do
descanso. (Providenciar colchões para eles deitarem ou sentarem, isso acontece
bem próximo do horário dos pais busca-los).
IMPORTANTE: Não realize
nenhuma dessas atividades enquanto as crianças estiverem agitadas, procure
acalmá-las para iniciar cada momento.
Exemplos de
atividades, jogos e brincadeiras:
1- Garatuja: folhas em branco, onde a
criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado
para não levar à boca e aos olhos).
2- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
3- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
2- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
3- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
4- Trabalhos manuais com massinhas e argila,
deixando que estes manuseiem bastante.
5- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
6- Apresentação das cores.
7- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança ( adaptando nossas músicas, cantando como cantigas de roda) estimulando partes do corpo.
5- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
6- Apresentação das cores.
7- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança ( adaptando nossas músicas, cantando como cantigas de roda) estimulando partes do corpo.
*Criação de bandinha para os momentos de
louvor. Construa instrumentos, cuide para que cada criança receba os mesmos
instrumentos para não haver briga. Se aparecer um instrumento diferente, cuide
para que haja acordo, caso a criança queira o instrumento do colega.
8- Contos de histórias curtas.
9- Coordenações motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
10- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
11- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas e professores.
12- Utilize a garrafa da calma, que vai ajuda-los a acalmá-los em alguns momentos.
13- Utilize
a música que ensina que esta na hora de guardar os brinquedos, eles obedecem ao
ouvir a música.
14- -
Permitir que participem durante a história.
*. Combinar
no início da aula, cada vez que aparecer o cachorro na história vocês devem dar
dois latidos e cada vez que alguém bater à porta, vocês batem 3 vezes na mesa.
(especificar bem a quantidade para evitar bagunça e dispersão).
*. Distribua
as figuras de personagens da história antes de começar e peça a cada criança
que coloque o seu personagem na hora em que ele aparecer na história. Ex. na
história da ovelha perdida prepare as ovelhas antes da aula com as crianças e
peça que as segurem; quando você falar que o pastor tinha muitas ovelhas, peça
às crianças que as coloquem na mesa; quando uma fugir, você mesmo a tira e
continua a história.
15- Procurar
brincar com objetos que lembrem o estudo dado. Exemplo: Estudo da arca de Noé –
brincar com barquinhos, animais de plástico, bonecos e bonecas sendo obedientes em suas
casas, etc.
Um comentário:
Que ideias maravilhosas! Muito obrigada pelo conteúdo riquíssimo! Parabéns!
Postar um comentário